Reputação e Linkedin para Negócios como construir patrimônio digital?

“A reputação precede o marketing.” Ariane Feijó 

No seu livro sobre a metodologia Inbound PR, a autora Ariane Feijó afirma que antes do marketing vem a reputação, e é Verdade! 

A Reputação Digital viralizou nos últimos anos, mas ganhou mais holofote com a pandemia e trouxe à tona realidades positivas e negativas de se negligenciar a correta compreensão de aspectos como; reputação, confiança, autoridade da marca,propósito e outros fatores que vem mudando a forma de se posicionar e vender dentro e fora da internet.

O mundo ideal, que todas as empresas, independente do tamanho deveriam se adaptar, é o de sincronizar estratégias e setores, alinhando propósito, posicionamento e reputação para impactar os públicos dentro e fora do digital de forma assertiva, transparente e autêntica. 

As marcas têm sido cobradas por clientes e influenciadores para se posicionarem nas redes sociais. Estes mesmos clientes, que compram também pela internet, querem antes de efetuar a compra, se identificar com a marca, experimentar e conhecer o propósito para depois comprar.

Com isso, estratégias de vendas sociais ou Social Selling vem ganhando destaque, o que gerou uma grande procura por utilizar o Linkedin como uma rede social profissional. A base do algoritmo da rede desenvolveu quatro pilares dentro da estratégia de vendas sociais, o social selling index.

Um dos pilares, o primeiro, se refere a como estabelecer sua marca profissional na plataforma, ou seja, como anda sua reputação na rede, esse é apenas um dos pontos que são similares entre reputação digital e estratégias de Linkedin para gerar resultados de negócios.

Neste artigo apresentamos os pontos importantes e convergentes entre o conceito de reputação digital e o Linkedin para que você avalie melhor como pode fazer para construir patrimônio digital, reputação e negócios. Confira a seguir!

O poder do LinkedIn como ferramenta de negócios

LinkedIn é uma rede social de negócios fundada por Reid Hoffman no dia 05 de maio de 2003. Na ocasião ele abriu a plataforma e convidou 350 contatos seus para começar a participar e desde então a rede não parou de crescer. Em 2016 a Microsoft comprou a empresa que hoje é liderada por Jeff Weiner, e é considerada a maior rede social profissional do mundo com mais de 690 milhões de usuários cadastrados em 200 países. 

No Brasil já somos mais de “63 Milhões de usuários cadastrados segundo fontes do próprio LinkedIn, e somos o terceiro país que mais se relaciona na plataforma. 

Muitos conhecem o LinkedIn por ser uma rede social para encontrar emprego e recrutar candidatos, porém essa rede social possui qualidades e benefícios que podem auxiliar toda a cadeia de valor de um negócio. Basta analisar os dados abaixo de forma estratégica;

Vendas: 230K donos de empresas e pequenos negócios; 4 de 5 usuários tomadores de decisão; mais de 20k de empresas cadastradas

Marketing: a plataforma Nº1 para geração de leads e atração de vendas.

Conteúdo: 90% do tráfego social é impulsionado pelo Linkedin, depois vem twitter e facebook. É a plataforma #1 para distribuir conteúdo. 

Networking: 75% dos usuários consideram a rede um bom lugar para se fazer contatos com possíveis parceiros e indicações

RH: Rede social capaz de aumentar a credibilidade da marca empregadora, gerando mais confiança na organização através do engajamento e conteúdo que os colaboradores produzem na rede. Além é claro de divulgar vagas e recrutar talentos.

O Linkedin possui ainda uma ferramenta paga, plataforma de prospecção de leads qualificados, B2B, o sales navigator, onde as equipes de vendas precisam desenvolver as estratégias de vendas sociais, social selling, e na maioria das vezes essas equipes não estão preparadas para construir relacionamento com esses prospects

Outro ponto importante é a utilização da rede LinkedIn para construção de autoridade através de produção de conteúdo e engajamento com os usuários da rede. As páginas In Company são um canal importante na plataforma quando utilizadas de forma estratégica junto a imagem e a rede do CEO.  

O que é Patrimônio Digital?

O termo patrimônio digital me foi apresentado quando comecei a estudar sobre Inboundpr* e, segundo o livro da Ariane Feijó, “patrimônio digital representa tudo que uma empresa cria e disponibiliza publicamente nos seus canais digitais. Constitui aquilo que se mantém como propriedade da empresa e que somente ela tem a capacidade de alterar ou evitar.”

Ou seja, se refere, principalmente, a informações e conteúdos produzidos em mídia própria, que estão ligados ao site, blog, cursos, materiais digitais e e-book. É importante pontuar o conceito correto para que não se confunda com construção de conteúdo em mídia social, Instagram e Facebook, que também constrói patrimônio, porém em casa alugada. 

O LinkedIn transita pelos dois ambientes porque possui ‘blog’ e seu conteúdo se torna relevante nas buscas do google. Faça uma pesquisa rápida do seu nome no google e veja qual rede social aparece nos primeiros resultados. Geralmente, e para quem possui um perfil no Linkedin o mesmo aparece nas primeiras posições de forma orgânica. Mais um motivo para você investir tempo e conteúdo assertivo no Linkedin.

Reputação Digital então é tudo que as pessoas encontram sobre você ou sobre sua empresa quando pesquisam na internet.

Você está satisfeito com o que tem encontrado sobre seu negócio e sua persona na internet?

Reputação e Marketing precisam se unir na construção de autoridade

Existe uma corrida por presença digital em redes sociais e as estratégias utilizadas para conquistar seguidores muitas vezes não engajam com os conteúdos produzidos, e não geram os resultados esperados em vendas e atração. Isso porque nem o público e nem os conteúdos estão alinhados com as reais necessidades e percepções dos públicos pretendidos, e não estão alinhados aos objetivos estratégicos do negócio. 

“Não se apaga erros de gestão com ações de marketing”. Ariane Feijó, CEO da Otimifica e autora do livro: InboundPR – Como sincronizar negócios rumo à maturidade digital.

Marketing digital e estratégias de reputação e relações públicas precisam se unir para ajudar as empresas a construir autoridade de forma assertiva e autêntica para trazer engajamento e resultados sólidos.

Existe ainda um imediatismo muito grande das empresas em alcançar resultados da noite para o dia no digital, o que é uma ilusão no que diz respeito à construção de autoridade e reputação. Leva tempo para construir um posicionamento de marca, e ações que precisam de clareza, coerência e consistência. 

É necessário um conjunto de ações muito bem estudadas e coordenadas acontecendo de forma clara, coerente e consistente para se alcançar resultados no digital e fora dele. Posicionamento na internet não acontece em um passe de mágica! Nem tão pouco dependerá apenas de uma única agência de marketing digital ou de apenas uma única rede social. 

Concluindo

Procure ajuda de especialistas em construção de reputação digital para avaliar e trazer um diagnóstico correto sobre sua marca na internet. E, olhe para o Linkedin com olhos de empresário que precisa estar e aparecer de forma correta nas redes sociais e na internet.

Se você é gestor de marketing, recursos humanos, administração, TI, comercial e financeiro, a gestão de reputação passa pelo trabalho de todos vocês. Todos são responsáveis pela imagem e percepção de marca que está sendo construída através do relacionamento que vocês têm com cada público. 

Então, se você se identificou com os pontos do artigo, entre em contato com a Comuniquerp e deixe-nos ajudar a trazer resultados mais consistentes de negócios a partir do trabalho de gestão de reputação corporativa.

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