Por que gerir a reputação corporativa e ter um plano de prevenção de crise

Reputação gera confiança – aumente a confiança na marca corporativa através de ações de relacionamento e construção e embaixadores

78% dos consumidoresse sentem mais confiantes para comprar de marcas com boa reputação.

86% das empresas mostram grande preocupação com o risco reputacional

70%  das falhas em vendas estão relacionadas a problemas em afinidade e comunicação.

Entenda porque e como a análise da reputação corporativa ajuda organizações na gestão e prevenção de crise, promovendo credibilidade e posicionamento assertivo da marca!

Preservar a imagem e a reputação de uma marca, seja ela pessoal ou corporativa, é essencial para se manter no mercado de forma competitiva. E, saber gerir e prevenir uma crise faz parte das ações para fortalecer o posicionamento da organização.

Isso quer dizer que as empresas que não investirem em capital reputacional, prevenção de crise e assessoria para C-Levels, correm o risco de serem surpreendidas por danos de imagem capaz de trazer muitos prejuízos financeiros, além de baixa produtividade da equipe e baixo resultado de negócios em relação aos competidores e ao mercado.

Segundo dados do relatório “Confiança na Marca 2020”, da agência global de Relações Públicas Edelman, “58% dos consumidores brasileiros consideram depois do preço a reputação da marca e a forma que as empresas tratam os clientes.”

Neste artigo apresentamos os pontos importantes para Executivos e Chefes Offices, bem como o time estratégico da organização ficarem atentos na hora de gerir a reputação corporativa. Confira a seguir!

O que é Reputação Corporativa?

É uma técnica de gestão de inteligência e estratégia estudada por empresas e profissionais de Relações Públicas, com o intuito de analisar, avaliar e tornar público a imagem que a marca constrói no mercado, garantindo que a organização seja conhecida e reconhecida pelos seus públicos de interesse pelo que é, entrega e faz de acordo com seu propósito de forma transparente e autêntica.

Reputação corporativa vai além de comunicar a imagem da organização, que é o que muitos pensam. Gerir a reputação é olhar e traduzir a percepção que a marca constrói quando se relaciona com seus diversos públicos no seu processo de mercado.

Reflita o posicionamento da sua marca sobre a perspectiva das perguntas a seguir;

  • Como os clientes/consumidores percebem a marca?
  • Como os colaboradores percebem a marca?
  • Como o mercado e a sociedade percebem a marca?

Compreender e analisar as respostas das perguntas, bem como outros dados, ajuda a entender qual o grau de confiança que a marca tem gerado ao longo dos anos. 

Quais pontos devo avaliar para melhorar a Reputação Corporativa?

Segundo relatório anual de Reputação global de marcas realizado pela The Reptrak Company, “41% da pontuação de reputação de uma empresa vem dos pilares de responsabilidade corporativa que envolve, Liderança, Governança, e ambiente de trabalho.

Com base nessa informação, e lembrando que empresas são feitas de Pessoas que desenvolvem produtos e serviços para Pessoas, sugiro começar olhando para a reputação que está sendo construída junto à cultura organizacional de dentro para fora. 

Ainda segundo a The Reptrak a reputação de uma marca corporativa deve ser analisada olhando para 7 dimensões; Produto e serviço, Desempenho Financeiro, Governança, Inovação, Liderança, Ambiente de Trabalho e Cidadania.

Percebe-se aqui o quão valioso é para uma marca, organização, investir e gerir a reputação corporativa, visto que sua análise e ações estratégicas permeiam toda a cadeia de valor do negócio.

Prevenir sempre será melhor que remediar.

As crises de imagem empresariais tomaram uma nova proporção com a chegada da pandemia do Covid-19, através dos meios digitais. A exposição e relacionamento das marcas na internet, que antes estava sendo negligenciado por muitas organizações, agora virou necessidade, estratégia de marketing, comunicação, relacionamento e vendas. 

Porém, as crises empresariais sempre ocorreram, e prevenir sempre é melhor que remediar. 

Por isso, na Gestão de reputação corporativa devemos fortalecer o capital reputacional aliado a um plano de prevenção que envolve principalmente estratégias para minimizar os impactos negativos que as crises trazem para o negócio como um todo.

Como sua empresa, executivos e líderes estão preparados para cuidar das crises empresariais e dos riscos a que ela está exposta?

Baseado em pesquisa e experiência de mercado, muitos dos agravamentos que ocorrem nas crises empresariais se devem em virtude do posicionamento equivocado dos líderes. 

Segundo a Gallup, “62% das pessoas se demitem do líder, e não da empresa em que trabalham, o que reflete em um índice baixo de confiança quando aplicamos a pesquisa para o público interno. 

6 Etapas para gerir reputação e prevenir crises

  • Análise e diagnóstico do índice de confiança da marca
  • Mapeamento e identificação de riscos e pontos vulneráveis;
  • Elaboração ações de relacionamento para a imprensa e redes sociais;
  • Preparação de ações com colaboradores, clientes e comunidade local;
  • Treinamentos para C-Level’s e Comitê de Crise e Media Training para porta-vozes;
  • Acompanhamento e controle com relatórios analíticos.

Reputação e Posicionamento de marca

Existem várias ferramentas e tecnologias que ajudam a entender como anda o posicionamento de uma marca, principalmente no âmbito digital. Porém, nós da Comuniquerp desenvolvemos ferramentas e ações estratégicas para transformar esses dados em resultados através do posicionamento dos C-Levels e Líderes. Um posicionamento digital confiável precisa começar no offline e de preferência sendo realizado pelos mais importantes “Embaixadores de propósito da marca”, o público interno.  

Vamos além de uma consultoria prestamos assessoria às marcas, aos seus porta-vozes e líderes porque entendemos que é o dia-a-dia da organização que constrói uma reputação confiável e sólida. E nos preocupamos em alinhar e conectar o propósito da marca a todas as ações de reputação e relacionamento porque defendemos a autenticidade e o compromisso com a verdade.

Resumindo…

Gestores de marketing, recursos humanos, administração, TI, comercial e financeiro, a gestão de reputação passa pelo trabalho de todos vocês. Todos são responsáveis pela imagem e percepção de marca que está sendo construída através do relacionamento que vocês têm com cada público. 

A baixa produtividade da sua equipe, as falhas de engajamento e conexão das pessoas com as atividades, metas e objetivos perpassa pela falta de um posicionamento alinhado ao propósito da marca. 

Então, se você se identificou com os pontos do artigo, entre em contato com a Comuniquerp e deixe-nos ajudar a trazer resultados mais consistentes de negócios a partir do trabalho de gestão de reputação corporativa.

Sobre a Comuniquerp

Somos uma empresa de gestão de reputação e comunicação corporativa com foco em conectar Líderes e Time ao propósito da marca, construindo confiança e relacionamento que vão aumentar o valor da marca, a produtividade e o faturamento.

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