COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
E REPUTAÇÃO DIGITAL
CONSULTORIA E ASSESSORIA
Objetivos e Desafios do Cliente
- O maior objetivo era gerar mais engajamento na internet
- O grande desafio era posicionar a marca do Café Acácia na internet e redes sociais
- Assessorar a CEO Karine Passeri para desenvolver o posicionamento, comunicação, relacionamento e a liderança como porta voz da marca junto aos públicos de interesse
Estratégias
- Consultoria estratégica para construir um planejamento de comunicação digital da marca nas 4 mídias do Inboundpr
- Treinamentos com a equipe de vendas da empresa e os fundadores sobre como melhorar a comunicação e relacionamento com clientes e fornecedores
- Assessoria na contratação de fornecedores e acompanhamento dos serviços durante todo o processo de construção dos perfis sociais para garantir que a execução das ações do planejamento
- Copywriting para contar a história da empresa no site oficial e nos materiais de apresentação de vendas
- Plano de conteúdo para auxiliar a agência contratada nas primeiras ações nas redes sociais, acompanhamento dos resultados e conteúdos por 1 ano
Resultados
- Site da empresa com área de vendas, que na pandemia representou aumento de 50% nas vendas em determinados períodos de 2020.
- Aumento de 50% no número de pessoas engajas nas redes sociais, e novos seguidores no Instagram e Facebook.*
- Aumento de comentários e interações com o público do Instagram de forma orgânica.
- O aumento da credibilidade e visibilidade da marca e do CEO ajudou nas estratégias de expansão de venda dos produtos em cidades como Maringá e Londrina.
- Aumento de confiança da marca pela equipe, o que tem gerado um relacionamento mais saudável com a Diretoria, fornecedores e clientes.
- Aumento de confiança da CEO que antes se escondia das redes sociais e hoje é a maior porta voz da marca, grava vídeos e faz pronunciamento na internet e se relaciona mais e melhor com todos os públicos de interesse da empresa.

*Importante: o site foi feito pelo parceiro Agência Centenaro Propaganda assim como o gerenciamento das redes sociais e tráfego pago quando solicitado.
Quem é o Café Acácia
O Café Acácia é uma agroindústria de torrefação, moagem e distribuição de café na região norte e noroeste do Paraná. Uma empresa familiar que tem história no cultivo de café caseiro e venda em feiras de pequenos produtores, e que com uma visão empreendedora e inovadora para a época, iniciou uma empresa que hoje tem 26 anos de tradição e geração de empregos para várias famílias na Água do Ó, município de Santa Fé.
Os fundadores são muito simples mas sonham em trazer muitas mudanças e inovações para a empresa, para a cidade e a região no que diz respeito a entregar um café de qualidade e tradição.

Considerações gerais
O maior desafio no início do trabalho foi o de contextualizar os fundadores da necessidade de estar mais presente nas redes sociais, e de como todo esse mundo virtual funciona e pode gerar resultados. A empresa na época investia muito em propaganda em rádios locais e regionais, a única rede social que a empresa tinha aberta e que movimentava era o facebook, o instagram quase não tinha visitas e na época tinha pouco menos de 500 seguidores.
Antes das estratégias e execução do plano estratégico foi necessário um trabalho de educação e conscientização dos fundadores e gestores sobre a importância do processo e como cada estratégia poderia ajudar a aumentar a credibilidade e a confiança da marca para abertura de novos mercados e fortalecimento das parcerias existentes.
O segundo maior desafio foi treinar os colaboradores e preparar a comunicação e as estratégias de relacionamento deles com os clientes e fornecedores em uma linguagem virtual.
Para esse desafio foram necessários alguns treinamentos com equipes estratégicas e eventos com todos da empresa, vendas, administrativo e produtores. Trabalhamos fortemente durante dois anos a educação dos colaboradores sobre a história da empresa, sobre os novos projetos e os objetivos estratégicos.
Destaco aqui que um dos fatores principais para que todo o trabalho ganhasse vida e resultados se deve a parceria, empenho e comprometimento dos Diretores e parceiros.



A visão do cliente
“Conheci o trabalho da Daniela quando ela se mudou para o Paraná. Alguns encontros casuais e já percebi a capacidade e o conhecimento que ela possui. Alegre, inovadora, trabalhadora e inteligente, uma pessoa que admiro muito. Começamos os primeiros trabalhos em 2017, nosso maior objetivo era gerar mais engajamento na internet. Trabalhamos em parceria e realizamos muito: site novo, criação de brindes novos, aumento do relacionamento com os clientes e colaboradores. Muitas experiências novas que ela propunha para nós e que deram muito certo. A equipe toda gosta muito dela, criamos laços mais estreitos de relacionamento com os clientes e com todos que estão envolvidos na nossa empresa.
Eu sou uma pessoa tímida e nas nossas conversas ela me incentivava e instiga meu lado de liderança. Com o tempo, a timidez foi perdendo forças e deu lugar para a autoconfiança e atitudes. Hoje, estamos caminhando cada vez mais para a humanização de nossa empresa, temos um relacionamento mais saudável entre todos da equipe e eu, em particular, estou interagindo diretamente com os clientes pelas redes sociais, por meio de vídeos, postagens, passando dicas, informações.
Nosso maior objetivo com as redes sociais, foi o foco do trabalho com a Daniela, sempre foi aumentar o relacionamento com os clientes e não especificamente aumentar as vendas. Após três anos fazendo publicidade nessa linha, tivemos um aumento significativo de pedidos on-line. Assim, acredito que as pessoas buscam mais relacionamento e troca de experiências do que uma empresa que simplesmente “venda tal objeto”. Vender está além de ter um bom produto, e a Daniela está aqui para nos ajudar nisso.”
Karine Passeri
Quer entender como a COMUNIQUERP pode gerar resultados assim para o seu negócio?
Fale conosco e agende uma conversa !